Alergia e intolerância alimentar em cães

São dois termos que muitas pessoas pensam ter o mesmo significado, embora não sejam o mesmo. Embora os sintomas sejam frequentemente muito semelhantes e possam levar a confusão, neste post explicamos as diferenças entre os dois e a forma de agir nestes casos.

O termo alergia alimentar engloba classicamente todas as reações adversas que ocorreram após a ingestão de um alimento. No entanto, como os mecanismos que desencadeiam estas reações se tornaram mais bem compreendidos, a terminologia foi modificada e adaptada a cada situação. Assim, dois termos distinguem-se claramente no seu significado:

-A alergia alimentar é caracterizada por uma resposta imunitária exagerada à ingestão de alergénios alimentares específicos.

-A intolerância alimentar é definida como uma resposta fisiológica anormal, de natureza não imunológica, que ocorre após a ingestão de um alimento.

Tal como nós, os nossos companheiros de quatro patas também podem ter problemas se comerem determinados alimentos. Na maioria dos casos é normalmente uma intolerância alimentar, mas por vezes pode ser uma alergia. Sempre que falamos de alergia / intolerância alimentar, a solução é que um nutricionista veterinário desenvolva uma dieta de eliminação para ir descartando os ingredientes que causam estes sintomas.

O mais importante nestes casos é que aprenda a identificar os sintomas para que possa agir o mais rapidamente possível e encontrar uma solução. Assim, neste post dizemos-lhe tudo o que precisa de saber sobre a alergia alimentar em cães, a intolerância e as suas causas, os alimentos que causam mais alergias e qual é o alimento recomendado para cães alérgicos.

Alergia alimentar em cães

A alergia alimentar, como já dissemos, é uma resposta imunitária exagerada e imediata do organismo a um componente específico de um alimento que normalmente é inofensivo. O resultado é uma resposta imunitária que produz anticorpos que atacam o que o corpo considera ser um agente nocivo com consequências negativas para a saúde do cão.

Aqui estão os seus sintomas, tratamentos e remédios:

Sintomas comuns:

Tal como nos seres humanos, os efeitos da alergia nos nossos amigos de quatro patas podem variar desde uma ligeira irritação cutânea até à morte súbita em casos extremos e isolados. Os cães com alergias alimentares apresentam geralmente alguns destes sintomas:

⭕️ Náuseas.

⭕️ Vómitos.

⭕️ Arrotos frequentes.

⭕️ Diarreia.

⭕️ Flatulência.

⭕️ Perda de apetite.

⭕️ Perda de peso.

⭕️ Irritação da pele.

⭕️ Erupção cutânea.

⭕️ Perturbações respiratórias.

Tratamento:

O primeiro passo é diagnosticar a alergia, o nutricionista veterinário examinará os sintomas, o historial do cão e fará um exame físico. Para determinar claramente a causa da reação alérgica, o profissional recomendará normalmente uma dieta de eliminação.

A dieta de eliminação, consiste em dar ao nosso peludo uma dieta que inclui muito poucos ingredientes (uma única fonte de proteína que nunca consumiu antes e uma pequena fonte de hidratos de carbono, por exemplo um menu de coelho e batata doce) e introduzir gradualmente outros ingredientes para encontrar a causa da alergia.

Remédios:

Uma vez conhecida a causa da alergia alimentar, a primeira coisa a fazer é eliminar o alergénio ou alergénios que a provocam e depois começar a restaurar a flora digestiva do nosso amigo de quatro patas, alimentos como o iogurte natural com bifidus, kefir ou a tripa verde são certamente uma fonte de enzimas e probióticos.

Intolerância alimentar em cães

A intolerância alimentar difere de uma alergia, tal como explicámos, pois neste caso trata-se de uma resposta fisiológica anormal que vem do sistema digestivo do cão após a ingestão do alimento. Partilham sintomas tais como vómitos, gases ou diarreia, mas não apresentam os sintomas mais graves tais como problemas respiratórios ou problemas graves de pele.

Falando em termos coloquiais, poderíamos dizer que a intolerância é mais semelhante à má digestão ou má assimilação dos alimentos.

Os cães estão cada vez mais predispostos a intolerâncias alimentares. Isto deve-se, em certa medida, à má qualidade dos alimentos que utilizam no seu fabrico uma grande quantidade de produtos químicos, conservantes e alergénicos, tais como altas doses de cereais. Além disso, certas raças como o bulldog francês ou o boxer tendem a sofrer mais frequentemente. A boa notícia é que isto normalmente diminui com o tempo se for seguida uma dieta adequada, pelo que é aconselhável que qualquer sintoma suspeito seja tratado com uma dieta de eliminação preparada por um nutricionista veterinário.

Alimentos que provocam mais intolerâncias.

Há muitos alimentos que podem ser prejudiciais ou causar intolerâncias nos nossos amigos peludos. Convidamo-lo a ver também o nosso artigo sobre alimentos proibidos para cães. No caso de intolerâncias, os alérgenos mais comuns são os seguintes:

Cereais e leguminosas

Estes alimentos estão em primeiro lugar, especialmente soja, trigo, milho, cevada, aveia… o cão é um carnívoro e não uma galinha!, a maioria das rações utiliza doses elevadas de cereais e subprodutos de cereais para fabricar os croquetes e reduzir os custos e estes normalmente desencadeiam a maior parte das intolerâncias.

Leite

Este produto causa intolerâncias na maioria dos cães, mas em alguns casos pode ter consequências muito mais graves.

Carne

Surpreendentemente, muitos cães têm reações alérgicas à carne, especialmente ao cordeiro. Em menor grau, há também casos de cães alérgicos à carne de porco, frango, carne de vaca…

Peixes

Esta alergia é menos comum do que a alergia à carne, mas também pode ocorrer em alguns cães.

Alimentos para cães alérgicos ou intolerantes

Se o seu cão sofrer de qualquer tipo de intolerância alimentar ou se suspeitar que ele possa ter uma, a melhor solução é optar por um alimento especialmente concebido para as suas necessidades. Na AltuDog podemos elaborar menus personalizados adaptados a cada animal tendo em conta as suas necessidades.

Além disso, os nossos menus são monoproteicos e hipoalergénicos. Não utilizamos nenhum dos cereais responsáveis pela maioria das intolerâncias e também temos muitos menus completamente isentos de cereais. Porque não experimentar o pack de 2 menus sem cereais para adultos: Waguy e galinha? Um alimento natural desidratado para cães adultos de todas as raças feito com ingredientes da mais alta qualidade e especialmente concebido para evitar todo o tipo de intolerâncias. Experimente-os!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.