Alimento Natural e Alimento Premium para Cachorros – Comparação

Neste quadro comparativo, apresentamos algumas das marcas mais vendidas no mercado de alimentos naturais e premium, tendo em conta os parâmetros mais importantes para a sua saúde, desenvolvimento físico e mental, bem como a qualidade e as características dos ingredientes dos alimentos.

Recomendamos que olhe para a nossa tabela de comparação e que veja qual o alimento que melhor se adequa às necessidades do seu animal de estimação

MarcaIngredientes visíveisConsumo humanoSem corantes / conservantesSem aditivosFeito a baixa temperaturaFrutas e legumesIngredientes naturais
AltudogSIM ✅SIM ✅SIM ✅SIM ✅SIM ✅SIM ✅SIM ✅
NakuPedaços moídosSIM ✅SIM ✅SIM ✅SIM ✅SIM ✅SIM ✅
Taste of the wildNÃO ❌NÃO ❌SIM ✅NÃO ❌NÃO ❌SIM ✅SIM ✅
OrijenNÃO ❌NÃO ❌SIM ✅SIM ✅SIM ✅SIM ✅SIM ✅
AcanaNÃO ❌SIM ✅SIM ✅SIM ✅SIM ✅SIM ✅SIM ✅
True InstinctPedaços moídosSIM ✅NÃO ❌NÃO ❌NÃO ❌SIM ✅SIM ✅
Royal CaninNÃO ❌NÃO ❌SIM ✅NÃO ❌NÃO ❌NÃO ❌NÃO ❌
Purina benefulNÃO ❌NÃO ❌NÃO ❌NÃO ❌NÃO ❌NÃO ❌NÃO ❌
PedigreeNÃO ❌NÃO ❌NÃO ❌NÃO ❌NÃO ❌NÃO ❌NÃO ❌
Pro Plan (purina)NÃO ❌NÃO ❌SIM ✅SIM ✅NÃO ❌NÃO ❌NÃO ❌
Eukanuba NÃO ❌NÃO ❌SIM ✅NÃO ❌NÃO ❌NÃO ❌NO ❌
Hills NÃO ❌NÃO ❌SIM ✅NÃO ❌NÃO ❌NÃO ❌NÃO ❌
Optima NovaNÃO ❌NÃO ❌NÃO ❌NÃO ❌NÃO ❌NÃO ❌NÃO ❌
IamsNÃO ❌SIM ✅SIM ✅SIM ✅NÃO ❌NÃO ❌NÃO ❌
Affinity Advance NÃO ❌NÃO ❌SIM ✅NÃO ❌NÃO ❌NÃO ❌NÃO ❌

Muitas vezes perguntamo-nos se estamos a oferecer aos nossos peludos um alimento de qualidade, porque, como sabemos, somos o que comemos e a alimentação é a base da sua saúde. Na hora de escolher um bom alimento, é importante ter em conta uma série de fatores, tais como a qualidade dos ingredientes, a origem ou a sua preparação.

Que fatores devem ser tidos em conta?

Em seguida explicamos quais são os aspectos mais importantes a ter em conta na hora de escolher o melhor alimento para o seu cão:

? Ingredientes visíveis e mastigáveis

Um dos aspectos mais importantes para saber se um alimento é de qualidade, é que os ingredientes sejam visíveis e mastigáveis. Muitas marcas incluem publicidades enganosas nos seus rótulos tais como “Frango 30%, arroz 15%…” e não especificam se se trata de carne de frango ou sobras de frango. Normalmente, 30% são na realidade miudezas ou resíduos da indústria alimentar como bicos, pés, cabeças e até penas, etc., que não podem ser utilizados para consumo humano, mas como é tudo moído e sob a forma de bola, não podemos diferenciá-lo…

Além disso, os cães são carnívoros e têm os seus dentes preparados para mastigar e rasgar. A textura dos ingredientes e as diferentes nuances de sabores são importantes. Não só as bolas de alimento são aborrecidas e monótonas, como são uma das principais razões pelas quais os cães deixam de comer. Comeria a mesma comida 365 dias por ano?

? Adequado para consumo humano

Que uma empresa possa certificar que o alimento que dá ao seu animal de estimação é “próprio para consumo humano” inspira alguma tranquilidade e segurança, embora ultimamente muitas marcas o estejam a utilizar como puro marketing.

Na AltuDog, fabricamos todos os menus na nossa própria fábrica de alimentos humanos, sem intermediários, pelo que os requisitos que a comida do seu animal de estimação tem de passar são os mesmos que para a sua comida. Além disso, só usamos ingredientes da categoria 1 (próprios para consumo humano), nunca ingredientes da categoria 3 (subprodutos ou não próprios para consumo humano).

Apenas os ingredientes processados numa fábrica de consumo humano são próprios para o consumo humano.

?Sem corantes nem conservantes

É aconselhável optar por alimentos de origem e tratamento natural, sem conservantes químicos adicionados, em vez de produtos transformados a altas temperaturas que podem prejudicar a saúde do seu animal de estimação a médio e longo prazo. A maioria dos alimentos vendidos como “naturais” tem um prazo de validade superior a um ano, confiaria num produto natural que não se estrague num ano?

Muitas vezes, as empresas vendem-nos “alimentos saudáveis para cães” que na realidade não o são, e gastam o seu esforço em publicitar as suas propriedades saudáveis, mas não passam no exame do rótulo, onde podemos ver cada um dos ingredientes e aditivos que contem o alimento, tais como E-s artificiais.

? Sem aditivos ou aromatizantes artificiais

Um aditivo é uma substância que é intencionalmente adicionada aos alimentos com o objetivo de modificar as suas características organolépticas. Neste processo, consegue-se que a ração pareça “mais apetitosa”, tenha mais sabor e muitas vezes, os nossos cães querem continuar a comer, mesmo que não gostem dela. A maioria dos alimentos tem muitos cereais (soja, milho, aveia, cevada…) que são utilizados para reduzir os custos mas que o cão não precisa na sua alimentação, uma vez que é principalmente um animal carnívoro. No intuito de tornar o sabor destes alimentos mais apetecíveis para o cão, são adicionados aromatizantes e com sabores químicos de carne.

Este tipo de compostos químicos, juntamente com doses elevadas de hidratos de carbono, são um dos fatores que mais contribuem para gerar problemas de saúde em cães como a obesidade canina e a dermatite.

❄️ Elaborado a baixa temperatura

No intuito de manter ao máximo as propriedades nutricionais dos alimentos, é importante que o processo de fabrico seja levado a cabo à temperatura mais baixa possível. Além disso, todos os seus ingredientes são tratados separadamente, mantendo uma temperatura e tempo específicos ótimos para cada ingrediente.

Muitas marcas de alimentos, durante o seu processo de fabrico, misturam os ingredientes e depois submetem-nos todos juntos a altas temperaturas (acima dos 150 graus) perdendo pelo caminho grande parte das contribuições nutricionais neles presentes. Porque fazem isto? Porque os subprodutos utilizados têm uma carga microbiana elevada e devem ser submetidos a estas temperaturas tão elevadas para serem eliminados. É por isso que posteriormente, as vitaminas e minerais têm de ser adicionados quimicamente, uma vez que aqueles naturalmente presentes nos ingredientes foram perdidos no processo de fabrico.

Em AltuDog, as frutas e vegetais são descascados, picados, lavados e desidratados separadamente a baixa temperatura, seguindo um processo diferente para cada um deles. O objetivo é que tenham uma textura e sabor únicos, bem como a manutenção de todas as suas propriedades nutricionais.

A nossa carne Wagyu, de frango ou de peru, também é desidratado a frio em cubos pequenos, provém de peças próprias para consumo humano, não de sobras ou aparas. Pode comprovar com os cortes de carne magra que compõem os menus de AltuDog.

? Com frutas e legumes de qualidade

Muitas marcas utilizam subprodutos ou desperdícios de frutas e vegetais, a fim de minimizar os custos de produção e aumentar os seus lucros à custa da saúde dos nossos animais de estimação. Isto afeta muito o sabor, textura e propriedades, pelo que, como mencionámos anteriormente, tendem a adicionar conservantes, corantes e aditivos artificiais para mascarar a baixa qualidade dos ingredientes e fazer com que o nosso cão os coma.

? Alimento húmido

Todos os alimentos que comemos são frescos, eles fornecem-nos água porque têm humidade. Escusado será dizer que o nosso corpo é constituído por mais de 50% de água, o que é vital para a vida.

É por isso que AltuDog foi concebido para que se acrescente água, e o seu cão absorve este fornecimento de frescura, de água, ao comer e, assim, a hidratação do seu corpo é maior. Em apenas alguns dias após dar AltuDog ao seu cão, notará que a sua urina é menos forte, cheira menos e ele praticamente deixa de beber água da tigela, um sinal de que está bem hidratado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.