Alimentos para cães ricos em ómega 3 e ómega 6

Os ácidos gordos ómega 3 e ómega 6 são os chamados “ácidos gordos essenciais”. São chamados essenciais porque são ácidos gordos necessários tanto para humanos como para cães, mas que o nosso corpo não pode produzir, e por isso devemos obtê-los da nossa dieta. Mas além de serem necessários, estes nutrientes têm inúmeros benefícios para a saúde dos nossos cães.

Tanto o ómega 3 como o ómega 6 atuam como antioxidantes para o corpo do cão e têm um efeito anticoagulante suave, o que pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares. São também benéficos para o sistema nervoso do cão, sendo este de especial interesse para cachorros e animais geriátricos.

Por outro lado, os ácidos gordos ómega 3 são especialmente benéficos para a pele e o pelo dos cães, melhorando a sua saúde e aparência e reforçando a sua função como barreira protetora. Isto tem um especial interesse para animais com problemas de alergia ou dermatite. Podem também reduzir a comichão destes processos alérgicos, uma vez que, como já dissemos, melhoram o estado da pele e têm um certo efeito anti-inflamatório.

Qual é a proporção correta de ómega 3 e ómega 6?

É importante alcançar um equilíbrio de ómega 3 e ómega 6 na dieta de um cão. A falta destes ácidos gordos essenciais conduz a problemas de saúde, tais como diabetes, cancro e problemas cardíacos. Os cães não podem produzir ómega 3, por esta razão precisam de o incorporar através de uma dieta saudável. Segundo o Dr. Doug Bibus (Universidade do Minnesota), a relação ideal de ómega-3 e ómega-6, respetivamente, situa-se entre 2:1 e 4:1.

Outros estudos indicam que a proporção correta destes ácidos gordos essenciais é 5 a 10 vezes mais ómega-3 do que ómega-6 na dieta.

Como posso saber se não há ómega 3 suficiente na dieta do meu cão?

Os cachorros em geral e especialmente os cachorros que estão a recuperar de lesões ou problemas crónicos, as cadelas grávidas e lactantes, ou os cães idosos ou mais velhos são os que mais necessitam de ácidos gordos essenciais.

Por outro lado, se notar algum dos seguintes sintomas no seu cão, pode ser um sinal de que o seu corpo necessita de ómega 3 e ómega 6.

Os sintomas de deficiência de ómega 3 incluem:

  • Fadiga.
  • Dor nas articulações.
  • Pelo seco: O pelo e a pele do cão não parecem bem, o pelo está áspero, quebradiço e a pele pode estar seca, escamosa ou ter seborreia.
  • Unhas quebradiças.
  • Pele seca, escamosa e com comichão. O cão arranha muito: um dos sintomas associados à deficiência de ómega 3 nos cães é a comichão.

Como e qual a quantidade de ómega 3 que devo dar ao meu cão?

A forma mais conveniente e fácil é adicionar a dose certa de ácidos gordos essenciais à dieta do seu cão utilizando óleo de peixe. O metabolismo de cada cão é diferente, e a quantidade exata dependerá também do seu tamanho, atividade e dieta. No entanto, recomenda-se que, numa base diária, combinando dieta e suplementos, se consuma as seguintes quantidades:

  • 250 mg se for pequeno e pesar menos de 6 kg.
  • 500 mg se for pequeno e pesar entre 6 kg e 13 kg.
  • 000 mg se médio e pesa entre 13 kg e 22 kg.
  • 500 mg se for grande e pesar entre 22 kg e 35 kg.
  • 000 mg se pesar 35 kg ou mais.

Benefícios dos ácidos gordos ómega 3 e ómega 6 em cães

Os óleos ómega 3 e 6 influenciam os sistemas nervoso, imunitário e cardiovascular do cão, melhorando o seu funcionamento e mostrando os seus benefícios, especialmente na pele e no pelo.

  • Melhorar a saúde da pele e da pelagem.
  • Previnem doenças do sistema imunitário.
  • Contêm DHA (ácido docosahexaenóico), o que contribui para o desenvolvimento do cérebro. Em cachorros, a suplementação com DHA é muito importante para promover um desenvolvimento neural óptimo. É também utilizado em cadelas grávidas e lactantes.
  • Redução da comichão quando há uma alergia.
  • Redução das infeções dermatológicas e dos ouvidos.
  • Prevenção de problemas cardiovasculares e doenças como o cancro.
  • Melhora as articulações.
  • Atua como um antioxidante natural.

Melhores suplementos ómega 3 para cães

100% natural, sempre que possível, de pesca sustentável do salmão selvagem e obtido a partir da primeira prensagem mecânica, sem entrada de calor adicional (prensagem a frio), não refinado. É de notar que o teor de ácidos gordos ómega 3 deste óleo de salmão pode ser até 10 vezes mais elevado do que o teor de ácidos gordos ómega 6. Também é recomendado para utilização durante a gravidez e a criação de cachorros. Melhora o pelo e a pele, por exemplo, para prurido ou caspa. Devido ao seu elevado teor de ácidos gordos ómega3, tem também um efeito positivo no metabolismo, alergias e processos inflamatórios, por exemplo, no contexto de doenças articulares. Além disso, os ácidos gordos ómega 3 reforçam o sistema imunitário. O apoio à função cardíaca também tem sido demonstrado em muitos estudos.

O óleo de fígado de bacalhau é uma fonte natural rica em ácidos gordos essenciais, EPA e DHA. O óleo contém também altas concentrações de vitaminas A e D. Diversos estudos têm demonstrado que o óleo de fígado de bacalhau é benéfico para o coração, articulações, ossos, dentes, pele e pelagem. Devido ao seu teor em ácidos gordos ómega 3 e ao seu elevado teor em vitaminas A ou D3, o óleo de fígado de bacalhau é especialmente valioso para uma estrutura óssea forte e uma boa constituição. A vitamina D promove a absorção de cálcio e fósforo no intestino. O óleo de fígado de bacalhau assegura uma bela pelagem e previne a queda de pelo. Apoia o metabolismo e promove o crescimento. Melhora o pelo e a pele, por exemplo, para prurido ou caspa. Devido ao seu elevado teor de ácidos gordos ómega3, tem também um efeito positivo no metabolismo, alergias e processos inflamatórios, por exemplo, no contexto de doenças articulares. Além disso, os ácidos gordos ómega 3 reforçam o sistema imunitário.

Alimentos ricos em ómega 3 para cães

  • Salmão. É um dos alimentos mais conhecidos e ricos em ómega 3.
  • Sardinha. Este peixe é também rico nestes ácidos gordos.
  • Sementes de linhaça. Tal como as sementes, o óleo de linhaça é também uma boa fonte de ómega 3.
  • Sementes de Chia. As sementes desta planta têm um elevado teor de ácidos gordos ómega 3.

Alimentos ricos em ómega-6

  • Óleos vegetais.
  • Gema de ovo.
  • Sementes de girassol.
  • Margarina.
  • Pipocas.
  • Nozes, amêndoas e pistácios.

Devemos ter cuidado com o consumo excessivo de ómega 6 (encontrado nos alimentos comerciais para cães), pois pode causar inflamação, criando assim um ambiente favorável às células cancerígenas.

Desvantagens de um excesso de ácidos gordos ómega 3 em cães

Se a quantidade de ácidos gordos ómega 3 incluídos na dieta de um cão for excessiva, os efeitos secundários que podem aparecer são ligeiros e são facilmente resolvidos através da redução da dose.

Como os ácidos gordos ómega 3 são gorduras, têm um elevado teor calórico, por isso, se a sua ingestão for excessiva, podem surgir problemas de excesso de peso no nosso cão e por vezes fezes mais líquidas devido ao excesso de gordura. Como mencionado acima, estes sintomas desaparecem quando reduzir a dose destes ácidos gordos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.