Alimentos proibidos para os cães

É comum que sejamos tomados por uma série de dúvidas quando decidimos buscar a melhor alimentação para nossos cães e que fiquemos um pouco perdidos sobre quais são os alimentos “proibidos” para cães. O primeiro ponto que devemos levar em conta é que os sistemas digestivos deles não funcionam da mesma forma que o nosso. Por exemplo, altas doses de carboidratos, para nós, são uma fonte de energia, para eles, não.

O que os cães não podem comer? Desbancando alguns mitos

Este tópico não insinua que tenhamos medo e limitemos a alimentação de nosso cão simplesmente às rações convencionais, porque é precisamente isso que as grandes indústrias de alimentos para pets querem, nos aterrorizar com informações falsas sobre alimentos “proibidos” para nos fazer crer que nossos companheiros devam comer apenas suas rações industrializadas.

E mais, como já comentamos em mais de uma ocasião, este tipo de comida sequer é a melhor para nossos mascotes. Assim, poderás se perguntar: “Então o que devo dar a meu cão?!”. Bem, já dedicamos alguns de nossos posts a contar-te dos benefícios da alimentação natural: dieta BARF e alimentos desidratados e como estes benefícios que envolvem os ingredientes de alta qualidade com os quais estas dietas são elaboradas melhoram a saúde e bem-estar de nossos animais.

Em resumo, nossos cães podem consumir muitos dos ingredientes que incluímos em nossa dieta diária. O importante é que saibamos em que proporção devemos dá-los. Neste post te contaremos quais alimentos são perigosos em altas quantidades. Então, na próxima vez que estiver a mesa e houver um par de olhinhos suplicantes te olhando ou uma patinha sobre tua perna lhe chamando a atenção, saberá o que podes compartilhar com ele sem medo!

9 Alimentos tóxicos para os cães. O segredo está na dosagem!

Existe uma série de alimentos que, ao compartilhar com nossos cães, devemos ter cuidado com a dose e, caso o comam acidentalmente, saber como reagir. Precisamos lembrar que muitos deles são alimentos que não são necessários na dieta de nossos pets. A seguir lhe contamos quais são:

 

? Chocolate

O chocolate é um dos alimentos sobre o qual mais se criam mitos: que causa cegueira nos cachorros, que provoca morte súbita por aceleração do ritmo cardíaco…
O primeiro fator que devemos levar em conta é que o chocolate não é um alimento que devamos incluir à dieta de nossos cães, o cachorro é um carnívoro e não necessita de doces em sua dieta.

Isto não quer dizer que se lhes dermos um pedacinho de chocolate ocasionalmente nosso cão irá morrer… Temos que levar em consideração a quantidade de cacau no chocolate e o peso de nosso canino. O cacau contém teobromina, um estimulante que os cães metabolizam de uma maneira diferente dos humanos, quanto mais puro é o chocolate, maior é a quantidade de teobromina. Usemos um exemplo: seriam necessários 5 tabletes de chocolate ao leite (de 125g) para intoxicar um cachorro de 15Kgs.

 

? Abacate

O abacate tem uma substância tóxica conhecida como persina que se encontra na casca e no caroço. Não é uma toxina venenosa, e em geral necessitariam consumir uma grande quantidade (de caroço ou casca) para que os afete. Neste caso, seria uma intoxicação leve, provocando vômitos e diarreias.

A polpa do abacate é benéfica para nossos cães, possuindo gorduras insaturadas, fonte de antioxidantes e rica em ácido fólico que ajuda na produção de glóbulos vermelhos (para cães com anemia), podemos introduzi-lo em sua dieta de vez em quando.

 

? Uvas e passas

Esse é um dos alimentos que mais pode variar em toxicidade dependendo do tamanho e do tipo, ainda se sabe pouco sobre qual é o mecanismo de toxicidade no organismo de nossos cães, mesmo que estudos recentes apontem que são compostos de cobre que se utilizam na agricultura como tratamento fungicida.

Estes compostos produzem cálculos renais. Normalmente a dose é de 20g por quilo em uvas verdes e 3g por quilo em uvas passas. Ainda assim, insistimos que depende muito de seu tipo. Há cães que comem uvas sem serem afetados, e outros que com pequenas quantidades apresentam sintomatologia. Havendo muitas outras frutas mais adequadas ao cardápio, recomendamos não lhes dar nem uvas nem uvas passas.

 

? Álcool

O álcool os afeta da mesma forma que afeta as pessoas, mas de uma maneira muito mais intensa e perigosa. Podem provocar danos muito grandes em seu sistema nervoso, inclusive a morte.

 

☕️ O café e produtos com cafeína

Os estimulantes são especialmente perigosos, já que, ainda que em pequenas quantidades, podem provocar problemas como hiperatividade, taquicardias, tremores, convulsões e inclusive parada cardíaca. A cafeína destrói o sistema nervoso dos cães.

 

? A cebola, o alho-francês e berinjela

Contam com substâncias que contém enxofre, que em doses muito altas destroem os glóbulos vermelhos do sangue podendo causar uma anemia hemolítica a nossos cães. É muito raro que um cachorro goste de cebola crua. Para que um cão possa se intoxicar por cebola, deve comer uma média de 0,5% de seu próprio peso. É como se um cão de 20kgs devesse comer 100g de cebola (2 cebolas inteiras mais ou menos) algo quase impossível.

Se fossemos dar parte de nossa comida caseira que tenha sido cozida com cebola, não precisamos nos preocupar, pois a dose de cebola seria muito inferior. O alho-francês ou alho-poró contém muito menos alicina que a cebola, então não há problemas em dá-lo de vez em quando em baixas quantidades. Entre os benefícios destes alimentos em baixas doses se destaca o fato de serem depurativos, terem atividade antimicrobiana e aumentarem a resposta imunológica.

 

? O alho

Assim como acontece com a cebola, o alho conta com substâncias que contém enxofre em sua composição, mas ainda é menos tóxico que as cebolas, por sua dose intoxicante ser ainda maior, mais de 40g por quilo para que possa causá-la. E, sem dúvidas, tem muitos benefícios: o alho para os cães apresenta propriedades antibacterianas, retarda os efeitos do envelhecimento e aumenta a resistência. Possui propriedades desintoxicantes e antiparasitárias…

 

? Os frutos secos

Os frutos secos, como as nozes, amêndoas, avelãs e amendoins, em geral, podem ser comidos pelos cães sem problemas, mas como complemento e apenas de maneira ocasional e muito bem dosada, nunca em grandes quantidades ou como parte fundamental de sua dieta.

 

? Os produtos lácteos

A maiorias dos cães adultos é intolerantes a lactose. O leite não é recomendado para cães adultos, já que pode produzir diarreia e, inclusive, vômitos. Sem dúvidas, o iogurte natural ou o kefir sem açúcar são totalmente recomendáveis, já que são uma fonte natural de probióticos, cálcio e vitaminas.

 

Conclusão

Esperamos ter esclarecido suas dúvidas e medos acerca dos mitos que rodeiam estes alimentos tão comuns que tem tido tanta desinformação propagada internet afora.

Recomendamos que diante de intoxicações severas por um erro acidental, busque sempre por seu veterinário de confiança e confie sempre nos especialistas. Nossa recomendação é que, se deseja começar a dar uma dieta mais saudável e natural a seu cão, consulte profissionais especializados em nutrição canina.

Nós da Altudog podemos lhe oferecer um cardápio natural produzido por nutricionistas caninos, elaborado de maneira artesanal, com ingredientes naturais e adaptados a todas as necessidades de seu fiel companheiro. Não hesite em nos consultar caso tenha alguma dúvida ou queira mais informações. Esperamos por você!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.