Alimentos ricos em ferro para cães

Tal como as pessoas, os nossos companheiros de quatro patas também precisam de uma dieta que lhes forneça todos os nutrientes e minerais de que necessitam para se manterem fortes e saudáveis. Os alimentos ricos em ferro para cães são essenciais se quisermos que os nossos amigos de quatro patas sigam uma dieta saudável e equilibrada.

Sabia que as anemias nutricionais são muito comuns em animais de estimação? Isto porque os humanos muitas vezes não têm em conta as necessidades nutricionais dos seus animais de estimação. Decidem-se por uma alimentação rápida, barata e sobretudo cómoda; abusam da alimentação industrial que não lhes fornece tudo o que precisam para viverem saudáveis e felizes.

Se queremos cuidar ao máximo da saúde dos nossos amigos peludos, é muito importante incluir alimentos naturais na sua dieta, que eles também vão adorar! Neste post ajudamos a detetar todos os sintomas que indicam que o seu cão precisa de mais ferro, recomendamos alimentos adequados e ricos neste mineral e os melhores snacks e suplementos para as suas refeições. Finalmente, também lhe damos todas as nossas dicas para alimentar o seu cão com uma dieta equilibrada.

Sintomas de que o seu cão precisa de mais ferro e minerais

A carência de ferro é um dos problemas nutricionais mais comuns nos cães e deve-se principalmente a uma dieta inadequada. No entanto, é de notar que – tal como as pessoas – alguns cães também podem sofrer de anemia devido a anomalias congénitas ou fatores hereditários. É por isso que é importante estar atento aos seguintes sintomas para detetar se o nosso amigo peludo sofre de deficiência de ferro:

  1. Fraqueza e recusa de atividade física e de brincadeira: Parece cansado com muita frequência e não quer ir passear ou brincar com a sua bola favorita.
  2. Perda de apetite.
  3. As suas gengivas e a sua língua perdem a cor, adotando uma cor rosada baça ou mesmo esbranquiçada nos casos mais preocupantes.
  4. Se for anemia hemolítica (diminuição dos glóbulos vermelhos do sangue), os seus olhos e pele ficarão amarelos.
  5. No caso de esta anemia ser prolongada, afetará toda a saúde do cão, sendo especialmente percetível na sua capacidade de respirar.

Se observar algum destes sintomas, a nossa recomendação é que se dirija imediatamente ao veterinário para fazer um teste de anemia.

Alimentos para cães ricos em ferro

A alimentação é fundamental se quisermos que o nosso cão recupere da anemia. Ferro, proteínas e vitaminas do tipo B, especialmente B12, são essenciais se estamos à procura de uma dieta rica em ferro para o nosso animal de estimação. Dizemos-lhe quais são alguns dos alimentos adequados para cães nos quais pode encontrar este tipo de vitaminas e minerais:

  • Salmão, bonito ou sardinha: São ricos em ferro e, além disso, os cães adoram-nos. A propósito, também pode tentar dar-lhe diretamente óleo de salmão, é rico em ómega 3 e muito benéfico para o seu metabolismo, sistema imunitário, articulações…
  • Carne de vaca, boi, cavalo… A carne vermelha em geral é altamente benéfica porque é rica em ferro e também contém muitas proteínas.
  • Feijões ou espinafres: São ricos em ferro e um complemento perfeito para outros alimentos de origem animal.
  • Rins de porco, coração de vitela e outras miudezas: Destaca-se especialmente pela sua grande contribuição de vitaminas do complexo B.
  • Ovos: Não só são ricos em proteínas, como também são uma fonte natural de vitamina B12.
  • Kiwis, laranjas, melões, pimentos, couve, couve-flor: Como guarnição ou guloseima são uma grande fonte de vitamina C que ajuda a promover a absorção do ferro.

Snacks e suplementos ricos em ferro

Uma óptima opção se quisermos complementar a dieta do nosso cão e dar-lhe um fornecimento extra de ferro é fazê-lo sob a forma de snacks ou suplementos alimentares. Na AltuDog pode encontrar uma grande seleção de ambos com a vantagem de serem totalmente naturais.

Dentro da secção de suplementos naturais para cães e gatos pode encontrar todos os tipos de suplementos que podem ser adicionados ao prato do nosso animal de estimação para melhorar o fornecimento de minerais e nutrientes nos seus alimentos. Propomos todo o tipo de opções para melhorar a saúde das suas articulações, cérebro e sistema nervoso, para fortalecer o seu sistema imunitário, para controlar o peso, para que a sua pele e pelagem sejam saudáveis e brilhantes ou vários antiparasitários naturais. A levedura de cerveja é especialmente notável pelo seu elevado teor de ferro.

Por outro lado, os snacks naturais são sempre uma grande opção para recompensar o nosso cão enquanto cuidamos da sua saúde. Algumas das melhores opções ricas em ferro que se podem encontrar na AltuDog são tiras de carne de lebre e tripa de borrego verde fresca.

Como dar ao seu cão uma dieta equilibrada

Se quiser dar ao seu cão uma dieta equilibrada, é melhor optar por uma dieta rica em produtos naturais. Pode fazê-los você mesmo em casa ou optar por comida natural como os nossos menus AltuDog. A nossa comida é feita com os melhores ingredientes que, a propósito, são adequados para o consumo humano, pois o nosso lema é “não dar ao nosso cão aquilo que não queremos para nós próprios”.

Cada um dos nossos menus apresenta carne de alta qualidade do nosso gado biológico. Criámo-lo com amor por eles, para que tenham uma dieta equilibrada e benéfica para a sua saúde, e que eles também vão adorar. Até vão lamber os lábios!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.