Anti-inflamatório natural para cães

Neste artigo falaremos sobre os tipos de dor que os nossos cães podem sofrer, assim como as suas causas e diferentes soluções para aliviar a dor através de anti-inflamatórios naturais para cães.

Tipos de dores sofridas pelos cães

Dor crónica: dor que persiste no corpo do cão após uma lesão, mesmo que já tenha sido curada. Pode também ser a causa de diferentes doenças como a artrite, onde a dor será crónica e prolongada no tempo.

Dor aguda: é a dor que ocorre no corpo do cão após um ferimento ou trauma grave, e desaparece após a cura.

Quando é necessário aliviar a dor de um cão?

Há muitas circunstâncias em que um cão pode necessitar de tratamento para o alívio da dor. Desde uma doença crónica degenerativa como a artrose até um processo cirúrgico ou uma lesão. 

Uma inflamação ou processo inflamatório no nosso cão não é em si uma doença, mas pode ser a causa de uma patologia leve ou mesmo grave. Por conseguinte, terá de ser supervisionada por um veterinário.

No entanto, se estiver interessado em dar ao seu cão um tratamento natural que respeite o seu corpo, neste artigo dizemos-lhe quais são os melhores anti-inflamatórios naturais para cães.

Inflamações em cães: sintomas

Antes de mais, devemos identificar os sintomas e a localização da inflamação ou dor no nosso cão: 

  • Inchaço: os tecidos ficam inflamados e inchados numa determinada zona, este sintoma é visível a olho nu através de exame físico.
  • Vermelhidão: A área inflamada fica avermelhada. 
  • Calor: A área inflamada tem uma temperatura mais elevada do que outras áreas do corpo do cão e é percetível ao toque.
  • Dor: manifesta-se por gemidos, inquietude, falta de apetite, etc.

Se não conseguir identificar a causa da dor ou da inflamação, é melhor visitar o seu veterinário para fazer exames ao seu cão e ver se é necessário algum tratamento médico. 

O que é que posso dar ao meu cão para as dores?

Nunca deve tratar o seu cão com medicamentos humanos sem supervisão veterinária. É sempre aconselhável fazer primeiro um bom diagnóstico e depois tratar a patologia com tratamentos médicos se necessário, mas também com anti-inflamatórios naturais que ajudam o nosso cão a aliviar o desconforto ou a dor sem gerar os efeitos secundários típicos de alguns medicamentos químicos.

Se o seu cão tiver dores e não souber porquê, leve-o ao veterinário para diagnosticar e determinar a causa.

Anti-inflamatórios naturais para cães

  • Óleo de peixe: Devido ao seu elevado teor de ácidos gordos ómega3, tem também um efeito positivo no metabolismo, alergias e processos inflamatórios, por exemplo, no contexto de doenças articulares. Neste sentido, recomendamos o óleo de salmão selvagem, ou óleo de fígado de bacalhau. 
  • Curcuma: Esta especiaria natural tem muitas propriedades benéficas para a saúde dos nossos cães e para nós próprios. É por isso que o incluímos como ingrediente em todos os nossos menus AltuDog, na dosagem correta. Tem um poderoso efeito anti-inflamatório através do seu princípio ativo, a “curcumina”.
  • MSM (metilsulfonilmetano): Um pequeno milagre da natureza. 

É utilizado principalmente como anti-inflamatório e contra alergias, doenças auto-imunes, doenças do trato gastrointestinal (por exemplo, gastrite, IBD, inflamação das glândulas anais) e da pele. Aplicável em casos de dor devida a processos inflamatórios nas articulações e tendões e Leishmaniose.

  • Calor local: esta é uma solução simples mas geralmente eficaz. Ao aplicar um cobertor elétrico ou uma garrafa de água quente na área afetada, o calor causa vasodilatação sanguínea e consequentemente diminui a inflamação e a dor.

MSM, o suplemento natural perfeito para cães contra a dor e inflamação. 

O MSMé um composto orgânico de enxofre chamado Metilsulfonilmetano. Este composto é um dos elementos mais comuns no corpo dos nossos cães, mas também no nosso. Por exemplo, desempenha um papel muito importante no crescimento da pele, pelo, unhas ou cascos, e massa muscular.

Este composto está naturalmente presente em muitos alimentos frescos, tais como frutas, vegetais, carne, frutos do mar, algas marinhas, e mesmo em quantidades menores em cereais. No entanto, o MSM perde-se destes alimentos quando são cozinhados a altas temperaturas.

 Utilizações do MSM em cães: 

 

É utilizado principalmente como anti-inflamatório e contra alergias, doenças autoimunes, doenças do trato gastrointestinal (por exemplo, gastrite, IBD, inflamação das glândulas anais) e da pele.

O MSM também se aplica em casos de dor devida a processos inflamatórios nas articulações e tendões e Leishmaniose. Os atletas utilizam-no para evitar rigidez e dor nos ligamentos, articulações e músculos sobrecarregados.

O MSM contribui para a saúde da mucosa intestinal e para a saúde das vias respiratórias alérgicas dos nossos cães.

Combinar MSM para cães com vitamina C:

Dar MSM aos nossos cães combinando-o com um suplemento de Vitamina C torna a sua eficácia ainda maior, uma vez que a sua absorção será maior. Por isso, em muitos casos é aconselhável combiná-lo com Extrato de Mexilhão Verde ou Casca de Roseira brava.

São suplementos naturais que não têm qualquer contraindicação e que o seu fornecimento em conjunto faz uma sinergia perfeita que proporciona inúmeros benefícios para a saúde dos nossos cães. 

Se quiser saber mais sobre o quanto deve dar ao seu cão clique aqui.

Anti-inflamatórios para cães: conselhos e advertências

Todos os remédios naturais que lhe mostrámos neste artigo são seguros e não causam toxicidade se administrados nas doses corretas. Considere sempre seguir os conselhos e indicações de um veterinário especialista em nutrição animal.

Se o seu cão estiver com dores e não souber a causa, vá a um veterinário o mais cedo possível.

One Reply to “Anti-inflamatório natural para cães”

  1. Meu cão ? um Golden idoso com quase 14 anos está com osteoporose na coluna e nas pernas. Atualmente está tomando Gababentina. Entretanto não vejo melhora em suas dores
    O veterinário já conversou comigo e disse que ele vai parar de andar.
    Enquanto ele ainda está andando, tem algo que eu possa fazer para amenizar as dores dele?
    Ele também está com cardiopatia por ter o coração grande. Para este problema toma Benazepril de 20mg.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.