Meu cão não quer comer, o que faço?

Se seu cão está desanimado, não ingere alimentos, está apático e tristonho… Definitivamente: seu cão não come e isso está influenciando diretamente em seu comportamento. Nesse caso, o primeiro passo é buscar um veterinário para descartar a hipótese de alguma patologia.

Nós da AltuDog iremos explicar as causas mais prováveis do problema, assim como levantar formas de combatê-los. A psicologia dos cães não é tão diferente da humana, e verás que alguns motivos e soluções são totalmente lógicos.

Razões pelas quais um cão não quer comer

“Meu cão não come, o que pode ser?” Você se surpreenderia com a quantidade de fatores que podem provocar aquilo que se conhece como anorexia canina. Enquanto entre os humanos costuma ser uma enfermidade de natureza psíquica, nos nossos mascotes se deve a uma série de aspectos.

E, o que provoca essa falta de apetite? Tome nota:

? Estresse: os cães, assim como nós, sofrem de estresse e isso repercute em seu dia a dia. Pode ser devido a alguma mudança recente em seu ritmo de vida, a uma situação incômoda, mudança de dieta, outros animais e pessoas novas ao seu redor.

? Doença: Desde o mal estar comum a diferentes patologias. Os cães adoecem por muitas causas e, se suspeitas que a anorexia possa ser devida a uma patologia, não deves tardar em levá-lo ao veterinário.

? Obstrução intestinal: se seu cão não come, também pode ser porque tenha ingerido algo que não pôde passar por seu trato digestivo. Está bloqueado em algum ponto, o cão sente, não come. Nesse caso deve levá-lo com urgência ao veterinário. Você se surpreenderia com a quantidade de coisas que um cão é capaz de comer, desde brinquedos até diversos objetos que podem se encontrar na rua.

? Atitude: nossos mascotes também podem se tornar muito exigentes. Imagina que se mude seu comedouro ou que o mude de lugar, ou, ainda, que tenha um cão novo ao seu redor que o cause inquietude. Diante de casos como esses, é comum que adotem umr dos anos, os cães perdem pouco a pouco suas faculdades mais características, entre elas o apetite. Se seu cão nãoa postura reativa, principalmente na hora de comer.

? Velhice: com o passa tem comido de forma pontual, tanto adulto quanto filhote, explicaremos mais adiante alguns truques capazes de te ajudar.

? Cio: Nesses períodos, tudo o que os cães têm em mente é procriar. A alimentação passa para segundo plano. Tente fazer a comida lhes parecer mais apetecível entre esses dias.

? Desidratação: se o organismo de seu cão se encontra com carência de água, seu apetite tende a desaparecer. Imagine que a maior parte das rações tem muito pouca umidade, são muito secas, por isso faça questão de que nunca o falte água fresca e limpa.

? Vacinação: Um dos efeitos colaterais frequentes nos cães ao serem vacinados é a perda do apetite, que deve desaparecer entre 24 e 48 horas, mas, caso persista, não deixe de informar a seu veterinário.

? Tédio: “Meu cão não come, mas jamais poderia imaginar que fosse por estar entediado”. É uma frase que poderia ser dita por inúmeras pessoas. Por que isso nos é tão estranho? Os cães, assim como os humanos, se fartam de comer sempre a mesma comida. É necessário variar! Imagine a si mesmo comendo lentilha todos os dias do ano…

Como dar uma dieta saudável que não enjoe seu cão?

“Como posso alimentar meu cão para que ele não se canse de comer sempre o mesmo?”.
O ideal para se alimentar um cão é pensar em uma dieta completa, natural e saudável, combinando diferentes ingredientes (carne, peixe, frutas, verduras) para que seja o mais completa e variada o possível. Lembre-se: somos aquilo que comemos!

Conversar com um nutricionista canino é uma opção recomendável para que possa ajudá-lo a elaborar dietas para seu companheiro, mas caso não tenha muito tempo disponível, não se preocupe, porque hoje em dia, por sorte, há cada vez mais alternativas no mercado além das tradicionais rações.
Na AltuDog contamos com uma ampla gama de diferentes cardápios (bovinos, frango, peru, porco) que se adaptam às necessidades de seu cão, seja da raça que for. Variar entre as diferentes opções diminui as chances de que ele enjoe de comer, além de fazer com que sua dieta seja mais variada e completa.
Se ainda assim seu cão acabar se cansando, podes misturá-los com ingredientes frescos (outros tipos de carnes e peixes, pedacinhos de fruta, verduras cozidas, iogurte natural) ou hidratá-los com caldo de carne e peixe sem adição de sal.

Nossa filosofia é clara: “não dê ao seu cão aquilo que não gostaria para si”, por isso os produtos AltuDog são fabricados em uma indústria de alimentação humana, com ingredientes totalmente aptos ao consumo humano, sem usar nenhum subproduto vegetal nem animal.
Esses ingredientes frescos e de qualidade certificada deixam ainda menos provável que seu cão se canse de comer, já que possui sabores e aromas naturais dos próprios ingredientes, sem a adição de saborizantes e aromatizantes químicos, como os contidos na grande maioria das rações do Mercado.

Além de uma alimentação correta, a falta de apetite de nossos mascotes dá para ser evitada também com uma saída da monotonia.

O cão é um animal de costumes, e fazer atividades que o estimule e que signifique uma saída da rotina ao mesmo tempo pode ser um aspecto realmente positivo para combater sua falta de apetite.
Compre algum brinquedo novo, leve-o para passear pela natureza, brinque com ele, leve-o a um parque novo para que socialize com cães diferentes… São muitas as maneiras de dar alegria a nossos cães. Se você pensa em sua felicidade e a leva a cabo, seu cão viverá em bem-estar físico e mental de forma permanente e poucas vezes acabará voltando à temida pergunta: Por que meu cão não come?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.