Como alimentar o meu cão com ossos?

Qualquer pessoa que tenha um companheiro de quatro patas terá certamente feito a si próprio a pergunta: «Como é que eu alimento o meu cão com ossos?». Desenhos animados, filmes, e até brinquedos para cães peludos lembram-nos esse amor do nosso cão pelos ossos.

Mas cuidado, embora seja verdade que os nossos colegas peludos os amam, nem todos os ossos são bons para eles. Além disso, muitos cães não sabem como comê-los, e talvez tenhamos de os ensinar a comê-los para que possam apreciá-los.

Aliás, sabia que existem vários tipos de ossos? Não escolheremos o mesmo para lhe dar como comida, mas sim para o manter entretido. Do mesmo modo, encontrar o tamanho adequado é essencial para garantir a segurança do cão. Não podemos dar o mesmo a um cão grande e a um cão pequeno!

Esclarecemos estes e muitos outros conceitos neste post. Dizemos-lhe que tipos de ossos pode dar a um cão e ensinamos-lhe a diferenciar entre os comestíveis e os de lazer, dizendo-lhe quais são os adequados para cães grandes e pequenos.

Que tipos de ossos podem ser dados a um cão?

Podemos dar ossos de cão de quase qualquer animal. Mas com frango, peru e vitela devemos ter mais do que o suficiente para uma alimentação saudável e equilibrada.

É importante diferenciar que existem duas classificações principais dentro dos ossos que podemos dar ao nosso cão, os comestíveis e os recreativos. Mais tarde veremos calmamente o que caracteriza cada um deles.

A primeira coisa que temos de ter em mente se quisermos dar ossos a um cão é que eles têm de ser sempre crus. Muitos proprietários tendem a dar ao seu animal de estimação os restos de, por exemplo, asas ou costelas de galinha que acabaram de comer, desconhecendo o risco para a saúde do seu animal.

Quando se morde neles, os ossos cozidos quebram-se de uma forma diferente. Isto deve-se ao facto de terem perdido a sua elasticidade no processo de cozedura. Como resultado, podem ter farpas que podem representar um risco para o seu animal de estimação.

O segundo ponto que temos de ter em conta ao escolher o osso certo para o nosso cão é que ele tem de ser carnoso. Ou seja, metade do seu peso é carne e metade é osso. Um bom exemplo é uma perna ou uma asa de frango.

Por outro lado, escolher o tamanho certo para o nosso cão é essencial. Ou seja, deve ser sempre um osso que não possa ser engolido inteiro. Como veremos mais tarde, é importante distinguir entre cães grandes e pequenos.

Se o osso for mais pequeno que a sua cabeça, vigiem-no até que tenha terminado de o comer.

Como ensinar um cão a comer ossos?

Além de ter em conta estes três pontos: que o osso esteja cru, carnoso e com o tamanho certo; devemos ter em conta que se o nosso cão não estiver habituado a comê-los, teremos de lhe ensinar.

Siga estes passos e em breve estará a comer ossos como se o tivesse feito durante toda a sua vida:

  1. Tente não lhes dar com o estômago vazio. A ânsia pode encorajá-lo a engolir demasiado cedo. No início, um bom momento para lhes dar é depois de comer.
  2. Segure-o por uma ponta à medida que começa a roer e parti-lo em pequenos pedaços.
  3. Dar-lhe-emos os parabéns quando o fizer bem, para que saiba que é a forma correta de o fazer.
  4. Removê-lo-emos quando for o último pedaço pequeno para que ele não o possa engolir de uma só dentada.

Tipos de ossos comestíveis

Os ossos comestíveis, entre os quais os ossos carnudos, proporcionam um elevado valor nutricional. São aqueles que podemos incluir na alimentação diária dos nossos amigos peludos. Não só os amará, como também lhe fornecerão vários dos nutrientes de que necessita no seu dia-a-dia para ser um animal peludo saudável e feliz.

Estas são as características dos ossos comestíveis:

  • Moles.
  • Flexíveis.
  • Não contêm medula.
  • Podem ser facilmente triturados.

Geralmente, as melhores escolhas são peças que têm muita carne e são suficientemente grandes para que não possam ser engolidas de uma só dentada. Tanto em cães grandes como pequenos, os pescoços e as carcaças de aves são uma grande opção. Para os mais pequenos, devido ao seu tamanho, o mais recomendado é o frango, enquanto os maiores também encontrarão boas opções em peru e borrego.

Por exemplo, se o nosso cão não for um especialista e não estiver muito habituado, evitaremos coxas de galinha e de peru ou costelas de vaca.

Ossos comestíveis para cães grandes aconselhados:

  1. Pescoços de peru.
  2. Carcaças de frango ou de peru.
  3. Pescoços inteiros de borrego.
  4. Peito de borrego.

Ossos comestíveis para cães pequenos aconselhados:

  1. Pescoços de frango.
  2. Carcaças de frango.
  3. Asas de frango (desde que já saiba comer ossos e sob a nossa supervisão).

Tipos de ossos recreativos

Os ossos recreativos destinam-se mais a entretenimento do que a um fornecimento extra de nutrientes. O objetivo é proporcionar horas e horas de diversão mastigando.

Além disso, são ótimos para os seus dentes. Os ossos recreativos são o aliado perfeito para massajar as gengivas e para se livrar do tártaro.

Quando se trata de os escolher, é melhor escolher ossos planos em vez de redondos e compridos. Desta forma, reduzimos o risco de serem engolidos de uma só vez porque as pontas podem facilmente soltar-se. Também evitamos danos nos dentes, uma vez que os ossos compridos, sendo estruturais, são normalmente muito mais duros.

Outra vantagem dos ossos planos é que eles entretêm mais e por muito mais tempo porque têm recantos onde a carne permanece.

Aqui estão algumas boas escolhas de ossos recreativos para cães grandes:

  1. Ossos de joelho de vaca.
  2. Fémur de vaca.
  3. Anca de vaca.
  4. Nervo de Wagyu.
  5. Chifres de veado.

As melhores opções de ossos recreativos para cães pequenos são:

  1. Escápula (desde que, devido ao tamanho do cão, não possam engoli-los de uma só dentada).
  2. Peito de vitela.

Por outro lado, também teremos outras opções, embora algumas não sejam ossos por si e não forneçam tantos nutrientes como a traqueia de Wagyu ou os seus ligamentos, por exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.