Como alimentar um cãozinho filhote?

“Qual é a melhor comida para cãezinhos filhotes?” é uma dúvida que sempre aparece quando alguém trava uma amizade com seu fiel de quatro patas pela primeira vez.

Dizem que somos o que comemos. E esta norma certamente também se aplica a nossos cães. Em diversas ocasiões acreditamos que comprar uma comida mais barata é o mesmo que uma que custe mais caro, e pagamos apenas pela marca. Em outras situações cremos que a marca mais cara, que está sempre sendo anunciada na televisão é a melhor… Esse desconhecimento faz com que todos que tem um cão tenham uma série de dúvidas sobre como alimentá-lo, já que não é fácil saber como agir corretamente dentre tantas informações contraditórias que há, em muitos casos, no mercado.

Alimentar um cão adulto de maneira incorreta está diretamente relacionado a muitas das patologias atuais (sobrepeso, diabetes, alergias alimentares, inflamações gástricas, cálculos urinários, pancreatite), agora imagine o que pode acontecer se alimentarmos mal nosso cão quando ainda é um pequeno filhote.

Assim como com os seres humanos, essa é uma etapa fundamental para o desenvolvimento, e por isso a alimentação é uma questão que merece total e absoluta atenção daqueles que escolheram viver na companhia com o animal. Dar a melhor alimentação possível a nossos cães não é um capricho, e sim algo que influencia diretamente na qualidade de seu desenvolvimento, favorecendo sua saúde e o aumento de sua expectativa de vida.

Nós da AltuDog queremos esclarecer todas as suas dúvidas a respeito da alimentação correta dos filhotes. Para ter a certeza de que seu novo amigo está perfeitamente alimentado e que desfrutará assim de uma vida saudável e feliz, vale a pena se aprofundar nas seguintes questões:

O que seu cão deve comer? Como se alimenta um filhote recém-nascido?

Vamos começar com uma dica infalível: quanto mais natural e menos processada for sua comida, melhor.

O que um filhote de cachorro deve comer?

Como já deve ter ouvido e lido milhares de vezes, um filhote não pode comer da mesma forma que um cão adulto, do mesmo modo que um bebê não pode ser alimentado como se alimenta um adulto.

Mas os equívocos mais importantes não costumam acontecer com os cães recém-nascidos, porque em seu caso a alimentação está provida do leite materno. O ponto são os cãezinhos que já têm algum tempo de vida, por mais que ainda não tenham deixado de ser recém-nascidos.

Recomendamos que, ainda que este seja um fator que habitualmente dependerá do tamanho, já que os cães têm diversos tamanhos e essa característica faz com que devamos ajustar a dose para as necessidades nutricionais corretas, não se deixe enganar pelo marketing, comprando o pacote de ração no qual veja uma foto bonitinha de filhotes.

Leia atentamente a tabela de ingredientes e escolha aqueles alimentos que sejam o mais naturais possível. E a carne está em primeiro lugar! Evite altas quantidades de cereais, o importante está no interior, não na embalagem!

Em geral, um filhote não deixa de ser filhote ao completar um ano de idade, assim, para que entendamos comparativamente com os humanos, uma criança não deixa de ser criança em seus primeiros aniversários.

E como se alimenta uma criança? O normal é ir introduzindo novos alimentos em sua dieta gradativamente, começando pelas proteínas de alto valor biológico (como carnes, peixe, ovos) e, acima de tudo, fazendo questão de que essas comidas sejam, como dissemos antes, o mais naturais possível!

Dessa forma, já temos dois aspectos claros: por um lado, um filhote não deves comer o mesmo de um cão adulto e, a outra parte, sua dieta deves estar baseada em produtos naturais na medida do possível.

Temos de levar sempre em conta que estamos nos referindo a uma animal do grupo dos carnívoros, para o qual as gorduras e a proteína devem estar altamente presentes na dieta.

Caso queira conhecer os melhores suplementos nutricionais e alimentos naturais que podes dar a seu filhotinho para completar a alimentação, recomendamos este post.

 

O que deve comer um cãozinho recém-nascido?

Voltando ao tema dos cães recém-nascidos, iremos um pouco mais adiante considerando que, se enfatizamos a importância da alimentação de um filhote, temos de levá-la em conta desde que é um recém-nascido.

Em seus primeiros dias de vida, é fundamental que a alimentação seja completa, já que, do contrário, seria uma etapa difícil de se superar entre esses animais.

E nesses casos, qual é a melhor comida para filhotes?

O leite materno é fundamental para seu desenvolvimento adequado, e na hipótese de não puderem se alimentar dessa forma, seria necessário buscar alternativas que se aproximem a ela ao máximo.

No entanto, não é aconselhável nos colocarmos nessa situação, já que o lógico é que um filhote seja amamentado ao menos até que cumpra 45 dias desde seu nascimento, e sem dúvida essa é a melhor comida para ele. Do mais, o desmame deverá ser aos poucos e os novos alimentos que se vão introduzindo na dieta devem ser naturais e altamente digestíveis. Chegando a esse ponto, qual seria a melhor comida para o filhote?

 

AltuDog Puppy, comida natural para filhotes

Quando se fala sobre os melhores alimentos para filhotes, a resposta está clara: a que provém da natureza, o mais natural e menos processado.

Na AltuDog estamos completamente conscientes a este respeito e por isso tratamos de respeitar e cuidar ao máximo de todos os processos de elaboração de cada um de nossos produtos, especialmente quando se trata da alimentação para filhotes.

Desse modo, com AltuDog Junior irás encontrar produtos totalmente naturais e de altíssima qualidade; tanto é que não verá um único alimento em nossa loja que não possa ser consumido por si mesmo (não usamos farinha de carne nem subprodutos vegetais).

Se queres que seu cão esteja bem alimentado, nós oferecemos uma grande alternativa de comida natural para seu filhote. 100% de carne bovina wagyu, frango, peru, porco, frutas e verduras ao natural, tudo isso desidratado à baixas temperaturas para manter suas propriedades, sem adição de conservantes nem corantes químicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.