Como cortar as unhas de um cachorro em casa?

Os cachorros requerem cuidados especiais para que desfrutem sempre de uma boa saúde.
Sempre queremos o melhor para eles, e por esta razão devemos prestar sempre muita atenção ao seu estado geral para poder oferecer pontualmente os melhores cuidados.
De fato, um dos aspectos dos quais devemos ter uma atenção especial é ao crescimento de suas unhas. Só assim podemos evitar que sofram feridas em suas patas.

Se você já inspecionou as patas de seu cão, deve ter observado que na planta de seus pés contam com “almofadinhas” sobre as quais sustentam todo seu peso ao caminhar. As unhas dos cães jamais devem ultrapassar o nível das ditas almofadas de sua pata, pois, quando isso acontece, impede que possam caminhar corretamente, provocando a torcedura dos dedos para que consigam apoiar suas almofadas no chão ao se locomover. Assim, pouco a pouco, irão adotando posturas incomuns que podem desenvolver graves problemas em suas patas.

Além de produzir problemas de saúde por não poder apoiar as patas corretamente, não se cortar as unhas de um cão também podem incentivar o aparecimento de feridas no quinto dedo, visto que, ao crescer, acabam penetrando na pele. Por isso, cortar as unhas de um cachorro regularmente indica um cuidado básico que não deve ser negligenciado.

Não obstante, antes de tomar qualquer ação, é importante saber que as unhas dos cães, tanto filhotes quanto na fase adulta, nunca param de crescer. Por isso deve-se inspecioná-las a cada uma ou duas semanas dependendo de sua raça e cortá-las se perceber que estão muito longas.

Quando é o melhor momento?

Também deve ser levado em conta que não existe uma frequência concreta na qual se deva cortar as unhas de seu fiel amigo. Isso dependerá muito de sua raça, o tipo de exercícios que ele faz, assim como a alimentação. Normalmente, as raças caninas tanto de médio como grande porte ou muito grande, como o rottweiler, o labrador e o pastor alemão, tem um crescimento mais lento das unhas em relação às raças de cães pequenos, como o chihuahua e o poodle. Portanto, se seu mascoto é grande, valerá a pena cortá-las em média uma vez ao mês, e se é menor, será necessário fazê-lo a cada duas ou três semanas.

Como fazer passo a passo

Como vê, esse tema é muito relevante, tendo em conta que as garras dos filhotinhos podem ter problemas se não forem cuidadas corretamente. Assim, se desejas cortar unhas muito longas, deve ter uma ferramenta imprescindível: o cortador de unhas caninas.

Uma pergunta que recebemos frequentemente é: “Posso cortar as unhas de meu companheiro de quatro patas com um cortador de unhas convencional?” A resposta é simples: NÃO!. O mais indicado é um cortador de unhas especial para pets. Caso não tenha um especial para cães, há outras maneiras de contornar o problema, como delinear suas garras sem um cortador. Usando tesouras adaptadas ou até uma lixa.

Com tudo em mãos, o primeiro passo é criar um ambiente relaxado y, sobre tudo, calmo para o animal. Neste sentido, aconselhamos que acostume seu cão a esta prática desde pequeno, para que lhe pareça algo normal, parte de sua rotina. Para isso, além de cortar suas unhas de forma regular, toque suas patinhas e unhas com suavidade regularmente. Ainda que nos possa parecer um ato de pouca relevância, isso ajudará a mostrar à nosso cão que não precisa se assustar ou ficar alarmado quando precisarmos dar um trato em suas unhas ou aparar os pelos que crescem entre suas almofadinhas.

Uma vez que o ambiente relaxado está preparado (o melhor é ir dando petiscos naturais, como o snack de charque wagyu), coloque seu cão em pé sobre o solo para observar com precisão a quantidade de unha excedente para saber onde cortar com exatidão.
Lembre-se que a medida ideal é aquela que fica ao nível do solo mas sem chegar a tocá-lo.

Logo, pegue uma de suas patas e, se é a primeira vez que vai cortar as unhas de seu cão, passe as pontas da tesoura ou cortador, apenas encostando-as e lhe premie com uma guloseima para que associe a ferramenta com um estímulo positivo. Repita este passo até observar que seu cão está totalmente calmo.

Para cortar sua unha, deves simplesmente posicionar as lâminas na altura adequada e fazer a pressão necessária para realizar um corte rápido e limpo. A posição adequada é aquela que produz um corte reto. Desta forma, evite cortar as unhas de seu cachorro em formato diagonal ascendente.

 

Quando houver cortado as unhas da primeira pata, o recompense oferecendo outro snack antes de ir para a pata seguinte.

Como cortar quando as unhas são pretas?

Quando as unhas são completamente pretas, fica impossível identificar o tecido vivo ao olho nu. Assim, para evitar cortá-lo e ferir o animal, temos duas opções:

? Cortar a unha pouco a pouco. Comece cortando somente a ponta da unha de seu cão e observe seu interior, se ela estiver totalmente branca por dentro, podes cortar alguns milímetros a mais, enquanto se houver um ponto preto, deverá parar, pois adiante já está o tecido vivo.

? Corte a unha ao nível do chão. Com o cão em pé, posicione a ponta da tesoura ou cortador de forma que possa cortar sua unha sem a necessidade de levantar sua pata. Desta forma, poderá observar a parte sobressalente que deve cortar e proceder com precisão.

 

Consulte um veterinário

“Mas, e se meu cão não me deixar cortar suas unhas, como posso proceder?” Quando isto ocorre, cuidar das unhas de seu cão em casa pode se transformar em uma missão impossível e ainda pode ser perigoso.

Nestes casos, o mais adequado é levar seu mascote ao veterinário. Lá, os profissionais saberão como proceder sem complicações. De fato, o mais recomendável é cortar as unhas de seu cão pela primeira vez sempre em um veterinário para ver o processo e aprender a fazê-lo adequadamente nas próximas vezes em sua casa.

O cuidado com seu pet é o mais importante para dá-lo uma vida saudável e feliz. Não se esqueça de dar-lhe um petisco ao terminar de cortar suas unhas, é garantia de ele irá ficar muito grato!

One Reply to “Como cortar as unhas de um cachorro em casa?”

  1. Li com muita atenção os vossos conselhos e, o que mais me satisfez, foi ver que os vossos ensinamentos visavam apenas os cuidados a ter com o nosso fiel amigo, sem ter como objetivo a venda de qualquer produto. Obrigado! O meu fiel amigo também agradece.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.