Dieta BARF para cães: Guia completo com exemplos e quantidades

Comida é uma parte essencial no desenvolvimento e bem-estar dos animais, portanto, escolher o tipo de alimentação que você dará ao seu cãozinho é uma decisão importante a se tomar.

Há alguns anos, existe uma corrente que aposta na alimentação de nossos cães com base em comida natural, substituindo, assim, os alimentos processados em geral.

Abaixo, explicamos detalhadamente em que consiste a dieta BARF e quais são seus benefícios. Se realmente te preocupa a alimentação de seu parceiro, não tem nada mais natural do que esse tipo de alimentação.

A ração para cães pode ser o mais cômodo, já que não requer maiores esforços que encher o pratinho de ração de nossos pets. Mas desde já, por maior que seja a qualidade de processamento da ração, nunca será o mais adequado para a sua biologia. Um alimento sem umidade e tão processado nunca deveria ser a base alimentar de nossos cãezinhos.

O que é a dieta BARF?

A dieta B.A.R.F. (Sigla para Biologically Appropriate Raw Food) consiste em alimentar os cães, gatos e outros animais de estimação com base em uma dieta composta de alimentos crus. Em português ACBA (Alimentos Crus Biologicamente Apropriados) também é usado.

Origens e composição da dieta BARF

Devemos lembrar que o cachorro é um descendente direto do lobo. Ensinado e socializado durante séculos, evoluiu para o que hoje conhecemos como cães ou animais de estimação.

Nessa base, o veterinário Ian Billinghurst desenvolveu esse tipo de alimentação, que é basicamente composta por ossos carnosos crus (com mais de 50% de carne), carne magra, órgãos e vísceras e frutas e verduras.

Benefícios da dieta BARF para o seu cão

Entre os benefícios da dieta natural, você observará:

? Aumento de energia e vitalidade
? Comer alimentos crus também ajuda a evitar o mau hálito causado por bactérias em cães
? Aumento da massa muscular
? Desaparecimento de problemas dentários e limpeza bucal
? Desaparecimento de problemas de pele e infecções de ouvido
? Melhora e, por vezes, desaparecimento da artrite e problemas nas articulações
? Maior hidratação
? Maior resistência a parasitas internos e externos, etc.

Quantidades para cães (orientações)

A dose diária variar de 1,5 a 10% do peso corporal do animal, dependendo da idade e grau de atividade.

As quantidades em percentagens da dieta BARF são:

? 60% de carne e ossos carnosos
? 15% legumes e verduras
? 10% de vísceras e órgãos
? 5% de frutas

Em pequenas quantidades você pode adicionar algum extra, como algas, kefir, óleo de peixe, iogurte natural, etc.

Normalmente, deve se dar mais alimento para: cachorros de raças pequenas ou mini, aqueles que estiverem abaixo de seu peso ideal e aqueles com um alto nível de atividade.

Exemplos de quantidades para diferentes tamanhos de cães

Por exemplo, um cão de 2 quilos, com alta atividade poderia chegar a exigir até 8% ao dia de seu peso corporal da dieta BARF (160gr).
Por outro lado, um cão adulto com um peso médio de 45 quilos e que mantém um baixo nível de atividade só precisará de 1,5% do seu peso corporal diariamente (675 mg).

No início, talvez o cálculo pareça complicado, mas você pode sempre buscar auxílio de sites que calcula automaticamente as porcentagens de cada tipo de alimento que você tem que dar a seu cão diariamente ou consultar um veterinário nutricionista.

Dieta BARF para filhotes

Após 5 semanas, dá para começar com as primeiras porções de carne picada (frango, peru, coelho) e os primeiros ossos carnosos crus (pescoços de frango).
Se você levar o filhote de um criador ou canil a partir das 10 semanas, é importante saber com que alimento ele foi alimentado nas últimas semanas.

Caso tenha sido com ração, o que é o mais provável, recomendamos fazer uma transição gradual para a nova dieta. Em primeiro lugar, substitua uma das 5 – 6 porções por dia por um pouco de frango ou peru picado.

Depois de alguns dias, substitua duas das 5 a 6 porções por dia e assim por diante, até que seu filhote seja alimentado 100% com base em uma dieta crua biologicamente apropriada.

Não misture alimentos crus e rações comerciais no mesmo alimento, porque os tempos de metabolização desses dois alimentos são totalmente diferentes.

Ossos carnosos e ossos recreativos

O primeiro ponto a se lembrar é que todos os ossos devem ser sempre crus.

Ossos carnosos são os principais elementos da dieta natural crua e cobrem a maior parte das necessidades do seu cão, sendo a maior fonte de antioxidantes, energia, água, proteínas, gorduras, minerais, vitaminas e enzimas.

Com ossos carnosos não só é estarão completamente equilibrada e satisfeitas as necessidades dos dois minerais principais (cálcio e fósforo), mas muitos outros, como zinco, magnésio, iodo, manganês, ferro, etc.

Os ossos são muito ricos em gordura, o que é essencial na dieta do seu animal.

No entanto, embora a média é de 60% ossos carnosos se o cão está acima do peso, seria aconselhável reduzir a quantidade de ossos, e o oposto, caso ele tenha uma alta atividade ou esteja abaixo do peso.

? OSSOS CARNOSOS: Podes dar asas de frango ou peru, pescoços, carcaças de aves ou de coelho, peito e costela de vitela … Os ossos, sendo mastigados, suavizam ainda mais e formam uma pasta que não representa qualquer perigo para o animal. Os ossos de coxas de coelho e aves nunca devem ser dados descarnados, porque, embora estejam crus, podem ser perigosos, isso não acontece quando lhes é dada a parte correspondente com carne. Você não deve dar um único tipo de ossos carnosos, a variedade é importante na nutrição do seu cão.

? OSSOS RECREATIVOS: São ossos grandes e rígidos de gado ou porco (joelhos, panturrilha ou pernil de vitela, por exemplo), eles são chamados ossos recreativos, pois beneficiam ao cão psicologicamente, os entretêm muito e geram endorfinas. Eles também fornecem excelente higiene dental.

Onde comprar os artigos da dieta BARF?

Se você quiser dar ao seu cão esse tipo de dieta natural, mas não quer perder tempo procurando pelos alimentos ou não sabe por onde começar, é possível comprar a dieta BARF preparada em nossa loja online. E se esse tipo de alimentação não é ideal para você e seu cachorro, leia o post em que falamos sobre alternativas para a dieta BARF.

Finalmente, na loja online AltuDog você encontrará todos os elementos essenciais para começar a dar uma nutrição muito mais natural, e também com a garantia AltuDog, líder em alimentos naturais, desidratados e crus, ao seu cão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.