Quanto tempo vive um cão? Genética e esperança de vida

Uma das questões que todos aqueles que decidem partilhar as suas vidas com um amigo peludo frequentemente se perguntam a si próprios é quanto tempo vive um cão. Todos gostaríamos que os nossos amigos de quatro patas pudessem partilhar as suas vidas connosco durante muitos, muitos anos. E para isso temos de ter em conta muitos fatores.

Se queremos que o nosso amigo peludo viva durante muitos anos saudável e feliz, o fator mais importante é a forma como cuidamos dele. Ou seja, dar-lhe uma boa alimentação, levá-lo ao veterinário o mais cedo possível se virmos que está doente e termos cuidado para que não sofra qualquer problema.

É claro que a genética também desempenha um papel importante na longevidade do animal. Como tudo, não é uma ciência exata mas existem algumas raças que se destacam porque tendem a viver muito mais tempo do que outras. Neste post dir-lhe-emos quais são algumas das raças de cães com maior longevidade e como aumentar a esperança de vida do seu animal de estimação.

 Raças de cães com maior esperança de vida

Consegue adivinhar qual a raça que tem a maior esperança de vida? Uma dica, são também os cães mais pequenos do mundo. Pense em cães com corpos pequenos mas com grande coragem e orelhas grandes e eretas. Estamos a falar das chihuahuas, a maioria dos cães desta raça pode viver mais de 20 anos.

Geralmente, os cães mais pequenos tendem a ter uma maior esperança de vida, embora curiosamente o cão de vida mais longa do mundo até agora seja Maggie, uma Kelpie australiana que morreu quando tinha 30 anos de idade. No Livro de Recordes do Guinness temos Bluey, um pastor australiano que viveu 29 anos. Enquanto que em Espanha o atual recorde é mantido por Scotty, um cão de raça indeterminada de 24 anos que vive em Alicante.

A maioria dos nossos amigos de quatro patas tende a viver entre dez e treze anos em média, estas são algumas das raças que tendem a exceder em muito essa média:

  1. Yorkshire Terrier: esta raça é uma das raças com maior esperança de vida, atrás dos chihuahuas e tem uma esperança de vida que varia entre 17 e 20 anos.
  2. Pomerânia: é a prova de que a longevidade e a energia andam de mãos dadas, esta raça pode chegar aos 15 anos sem problemas e com a vitalidade de um cachorro.
  3. Teckel: estes cães de grande energia e extraordinária coragem são uma das raças com maior longevidade, com uma esperança média de vida de 17 anos.
  4. Lhasa Apso: esta raça vem do Tibete e são uns guardiões natos que podem chegar aos 19 anos de idade.
  5. Chihuahua: como lhe dissemos anteriormente, estes cães têm a reputação de serem os de vida mais longa, com uma esperança de vida de 20 anos.

Como aumentar a esperança de vida do seu cão

É verdade que a genética tem um grande peso na longevidade dos nossos animais de estimação. Mas já vimos que, por exemplo, os cães com o recorde por terem vivido mais tempo não eram curiosamente das raças com a mais longa esperança de vida.

Portanto, o mais importante é que cuidemos da saúde e bem-estar do nosso animal de estimação para que não só possa viver muitos anos mas que o possa fazer da forma mais saudável e feliz possível.

Uma dieta equilibrada é um fator fundamental para garantir que o nosso amigo peludo esteja a obter todos os nutrientes de que necessita, melhorando a sua saúde física e mental e prevenindo o aparecimento de doenças. As rações prontas, embora um pouco mais baratas, geralmente não lhes darão tudo o que precisam. Lembre-se que a maioria delas são fabricadas com subprodutos animais e não têm todas as vitaminas, minerais e proteínas que os nossos companheiros de quatro patas necessitam diariamente.

A nossa recomendação é que aposte numa alimentação o mais saudável e mais natural possível. Por exemplo, os menus de alimentos desidratados da AltuDog. Estes são criados com ingredientes adequados ao consumo humano e com os melhores padrões de qualidade para garantir que está a fornecer a melhor alimentação possível.

Para além de uma boa dieta, algo essencial se quiser cuidar da saúde do seu animal de estimação é ter um veterinário de confiança. Mantenha sempre atualizado o registo de vacinação do seu animal, e pergunte ao profissional de saúde que vacinas opcionais são recomendadas para o seu animal. Tenha o hábito de fazer check-ups regulares, especialmente se o seu animal de estimação tiver alguma doença crónica ou alergia, e vá ao veterinário sempre que notar algum comportamento estranho ou doença.

Claro que o melhor aliado para um cão saudável e forte são os passeios longos e regulares. O nosso amigo de quatro patas precisa de se manter saudável e em forma e a melhor forma de o fazer é ir dar um passeio. Para as raças pequenas, sair duas vezes por dia é suficiente, mas as raças maiores necessitarão de mais atividade. Do mesmo modo, fazer longas caminhadas e adquirir o hábito de alternar percursos e deixá-lo socializar e brincar com outros cães. Não só será muito mais feliz como cuidará da sua saúde, o estilo de vida sedentário é um dos principais inimigos do bem-estar dos nossos animais de estimação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.