Razões pelas quais deve alimentar o seu cão com peixe

Já tentou dar peixe ao seu cão? Embora possa nunca lhe ter passado pela cabeça fazê-lo, este alimento não é apenas para gatos. Os nossos amigos favoritos de quatro patas adoram salmão, atum, bacalhau, sardinha… Mas não só o adorarão, como também os ajudarão a manterem-se saudáveis.

Tanto o peixe branco como o azul possuem muitos benefícios para os nossos cães. São uma grande fonte de proteínas, perfeita para os manter felizes e ativos durante todo o dia. Adicione-os ao seu menu e notará os resultados!

Se está a considerar incluir peixe na alimentação do seu animal de estimação, poderá ter algumas dúvidas. Para começar, pode perguntar-se se os cães podem comer peixe e quais são os mais recomendados para eles. Por outro lado, certamente que quer saber mais sobre os benefícios deste alimento. E, finalmente, pode também estar a pensar como dar peixe a um cão. Se quiser as respostas, continue a ler!

 Os cães podem comer peixe?

Como já salientámos anteriormente, o peixe é bom para os cães e eles também o adoram. Trata-se de um alimento que raramente é desagradável para eles, exceto em casos de alergias raras. Portanto, lembre-se que sempre que der qualquer alimento novo ao seu cão, é aconselhável começar com um pequeno pedaço para ver como se sente.

Com exceção dos que têm alergias, os cães podem comer tanto peixe branco como azul; desfrutando de diferentes benefícios e propriedades. Mas tenha cuidado! É importante ter em mente que os peixes azuis tendem a ser mais calóricos, mas também têm uma quantidade mais elevada de ómega 3. Portanto, a nossa recomendação é de optar pelo peixe branco se o cão precisar de perder algum peso, mas pelo peixe azul se estiver a procurar melhorar o pelo ou proteger o seu sistema imunitário.

Alguns dos peixes mais recomendados para cães são os seguintes:

  • Salmão.
  • Atum.
  • Sardinhas.
  • Cavala.
  • Arenques.
  • Pescada.
  • Bacalhau.

Os benefícios do peixe para o seu cão

Tanto o peixe branco como o azul são altamente recomendados para cães. A sua principal vantagem é o seu elevado teor de proteínas. É muito importante que os cães recebam uma alimentação equilibrada que lhes forneça tudo o que precisam, pelo que é altamente recomendável complementar a sua alimentação com produtos naturais, quer no prato, quer como recompensa.

Por exemplo, uma grande opção para incorporar este alimento na alimentação dos nossos peludos são os snacks de peixe AltuDog. Com estes petiscos e recompensas, os nossos companheiros de quatro patas podem desfrutar de todos os benefícios destacados abaixo:

  • O peixe é um alimento completo: Tem um elevado teor de proteínas, bem como vitaminas e minerais. No caso do peixe azul, destaca-se o seu rico conteúdo em ácido gordo ómega 3.
  • Previne e reduz o colesterol do seu cão: Graças ao seu baixo teor de gordura saturada, ajudará o nosso cão a ter um coração saudável e forte.
  • Melhora a saúde das suas articulações, pele, pelo e sistema imunitário.
  • É um aliado na perda e no controlo do peso pela sua leve ingestão calórica.
  • Promove o desenvolvimento ótimo do cérebro: É ideal para os cachorros devido ao seu elevado fornecimento de nutrientes essenciais, tais como EPA e DHA.
  • Trata-se de uma ingestão de proteínas muito fácil de digerir porque é rica em aminoácidos.
  • É uma ótima alternativa às alergias à carne vermelha: Fornece umas proteínas semelhantes para que possam ser substituídas.

Como dar peixe a um cão?

Agora que conhece todos os benefícios que o peixe tem para os nossos cães, certamente que está impaciente por saber como o incluir na sua alimentação. A maneira mais fácil é oferecer-lhe já cozinhado, pois desta forma asseguramos a eliminação de qualquer tipo de bactérias. No caso de seguir a alimentação BARF e de o ir oferecer cru, é extremamente importante certificar-se de que provém de um sítio de qualidade.

Em ambos os casos, certificar-se de que todos as espinhas foram retiradas. Se for cozinhado, a nossa recomendação é que seja cozido ou grelhado; nunca frito e, claro, nada de panados. No intuito de manter todas as suas propriedades, não deve exceder os 70 graus e deve ser deixado mal passado, selado por fora mas ligeiramente cru por dentro.

Outra grande opção é optar por versões enlatadas, sempre naturais, como as de atum enlatado. Ou, claro, optar por opções de snacks desidratados como estes pedaços 100% salmão  ou os palitos de pele de bacalhau.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.