Verdades sobre a qualidade dos alimentos para cães mais exigentes

Para todos nós que temos um cão, o primeiro pensamento quando se trata de escolher o alimento do nosso peludo, é optar por alimentos (rações) das marcas mais divulgadas na mídia e não nos perguntamos: por que os cães devem comer esse tipo de comida? O que realmente há nessas rações? Como esses alimentos foram feitos para ficarem assim? Ou antigamente, quando esses alimentos comerciais não existiam, de que os cães se alimentavam?
Neste artigo vamos tentar esclarecer ou pelo menos informar sobre todas essas questões para que cada leitor possa tirar suas conclusões.

Um dos grandes problemas é a falta de informação na qual nos tem submergido as grandes multinacionais de petfood introduzido em escolas veterinárias, clínicas veterinárias e até mesmo em nossas casas, através de anúncios que nos encorajam a alimentar nossos cães com essas rações das quais não sabemos a origem de seus ingredientes e o modo de fabricação.

Como entender a rotulagem da comida de cachorro?

Quando olhamos para a rotulagem da ração que vamos comprar para o nosso cão, tudo parece certo: uma boa percentagem de proteína, cálcio, gordura … Mas podemos confiar nesses rótulos? Vamos dar um exemplo: se pegarmos algumas carnes velhas, um pouco de óleo usado e um punhado de palha de cereais. Agora vamos esmagá-lo e misturar tudo e enviá-lo para analisar um laboratório, qual é o resultado dessa mistura desagradável? Proteína 30%, Gordura 17%, Fibra 3%.

Os números fazem o mix parecer melhor do que é se olharmos apenas para essa informação. Mas, agora que sabemos a origem dos ingredientes da mistura que originou essa análise nutricional, podemos pensar que essa mistura é saudável? Alguma dúvida sobre a facilidade com que eles podem nos enganar com a rotulagem?
É importante, além de conhecer os valores nutricionais, conhecer a qualidade dos ingredientes que fornecem essa proteína, essa gordura e essa fibra.

E você vai pensar “para saber os ingredientes com os quais a comida de cachorro foi feita, eu posso ler a parte “Ingredientes” na rotulagem”. Certo. Vamos ver mais informações sobre o que os fabricantes podem incluir na seção de ingredientes e como eles podem nomear cada um deles na rotulagem.

Por exemplo, um dos ingredientes habituais na comida de cachorro é “Carne de frango fresca”. Se lermos isso na parte de ingredientes de um pacote de ração, pensamos em uma peça de peito de frango fresca como nós compramos no talho, e para que não nos reste dúvida, o pacote de ração traz uma bela foto de um pedaço de frango fresquinho e reluzente.

Mas o que a Lei realmente permite aos fabricantes chamar de “carne fresca de frango”? Bem, você pode chamar carne de frango fresco para qualquer parte do frango, incluindo qualquer tipo de sobra de frango, como pernas, vísceras, penas, cabeças …. A lei não exige que se especifique na rotulagem do alimento para cães que parte do frango está sendo usado como ingrediente, basta indicar “carne de frango”.

Outra indicação importante sobre a qualidade dos ingredientes com os quais o alimento para cães foi fabricado é o seu preço. Certamente você sabe quanto custa o quilo de peito de frango, ou kg de tomate, ou kg de espinafre, ou o kg de carne bovina que compramos em qualquer supermercado. Se para nós tem esse preço, como os fabricantes de ração conseguem que, incluindo todos esses ingredientes na ração, seu preço de varejo, como uma dieta completa para cães, é mais barato do que esses mesmos ingredientes crus em nosso carrinho de compras? Tire suas conclusões.

Como a maioria dos alimentos comerciais para cães é fabricada?

Todos os ingredientes cuja origem acabamos de conhecer, são cozidos a centenas de graus para matar as bactérias, tornarem-se farinha, ser dada a forma desejada, e, finalmente, você adicionar o aromatizante necessário para que não pareça ruim para nossos cães.

A grande vantagem dos fabricantes de alimentos para cães: Não podemos ver os ingredientes que usaram! Eles são apresentados sob a forma de um grão de ração, às vezes com formas muito fofas, de tamanhos diferentes e com alguns aromatizantes que lhes dão um cheiro irresistível para os cães. Com isso, eles nos fazem acreditar que sua qualidade é muito maior do que realmente é.

Como posso confiar na qualidade do alimento que meu cão come? Como escolher o alimento ideal para o meu cachorro?

A maneira mais simples parece ser observar o que seu cão come: se pudermos distinguir os ingredientes da dieta de nosso cão e reconhecer o que eles são, pelo menos saberemos que não estão nos dando gato por lebre.

Segundo, conhecer a qualidade dos ingredientes que identificamos na dieta de nossos cães. Como fazemos isso? Todos os produtos com registro de saúde alimentar humana não podem ser subprodutos, são ingredientes de “categoria 1”, como tecnicamente são classificados todos os alimentos para consumo humano, ou seja, sem resíduos de ossos, farinhas, etc.

Seguramente, se o fabricante do alimento que você dá ao seu cão trabalhar com produtos de primeira classe, terá esse registro de saúde, que ele ou os fornecedores dos quais ele compra os ingredientes poderão apresentar.

Esperamos que esse pequeno artigo tenha lhe dado informações de seu interesse e ajudado a esclarecer algumas de suas dúvidas. Se quiser saber mais sobre os benefícios e a composição da alimentação natural para cães Altudog, nesta página explicamos-lhe em detalhe.

E se você quiser que o seu cão experimente AltuDog, não hesite, por apenas 6 euros lhe enviaremos uma amostra da variedade que você deseja, e você também receberá um vale de desconto de 5 euros para sua próxima compra. Você vai perceber que diferença!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.