Vitaminas para Cães

O seu cão faz parte da família e certamente que você quer dar-lhe tudo o que ele necessita para crescer forte e feliz. Uma alimentação equilibrada, rica em vitaminas e minerais, é essencial para a saúde e desenvolvimento dos seus animais de estimação.

As vitaminas para cães são compostos essenciais para a vida e o bom funcionamento do organismo, a nível metabólico e celular. Existem diferentes tipos de vitaminas, e cada uma tem uma função diferente.

Infelizmente, a maioria dos alimentos e suplementos alimentares para cães que se encontram nos supermercados, para além de serem fabricados com subprodutos de baixo valor biológico, incluem vitaminas de forma química ou sintética, que quando sujeitas a altas temperaturas de fabrico são desnaturadas e não são assimiladas pelo organismo nas doses que deveriam.

Neste post, poderá conhecer as vitaminas e os suplementos mais importantes que o seu cão necessita, assim como a forma de introduzi-los numa alimentação natural. O conceito “completo e 100% equilibrado” foi criado pelas multinacionais da alimentação comercial para cães para nos fazer acreditar que se o cão não comer ração, a sua alimentação não será correta. É verdade que se decidirmos alimentar o nosso cão com alimentações caseiras ou alimentação barf, por exemplo, deve ser sob a supervisão de um nutricionista veterinário que nos ensinará as regras básicas de percentagens e ingredientes para evitar excessos ou deficiências.

De que vitaminas necessitam os cães?

Não desespere! Uma preocupação comum com a comida natural (caseira, barf, desidratada…) é que ela não é “completa e equilibrada” como já explicámos. Cada refeição não precisa de ser completamente equilibrada, tal como você não calcula as percentagens exatas de proteínas e hidratos de carbono nem a quantidade exata de vitaminas e minerais em cada uma das refeições familiares, também não tem de o fazer com as refeições do seu cão, o importante é uma alimentação variada que garanta o fornecimento de todos os nutrientes.

As vitaminas são divididas em 2 grandes grupos:

As lipossolúveis: num meio gordo, são as vitaminas A, D, E e K.

As hidrossolúveis: encontram-se em meio aquoso e são as vitaminas C, B1, B2, B3, B5, B6, B8, B9 e B12.

Vitamina A

É muito importante para o desenvolvimento geral do animal, tem um papel fundamental no crescimento da pele e do pelo e no desenvolvimento do sentido da visão.

Vitamina B

É um grupo complexo (B1, B2, B3, B5, B6, B9 e B12) essencial para a força do cão, a manutenção da sua pele e pelo, o correto funcionamento do seu sistema digestivo e um grande número de funções vitais.

Vitamina C

Esta vitamina é essencial para o sistema imunitário e para a calcificação dos seus ossos e ajuda a mantê-los fortes.

Vitamina D

É essencial para que o seu animal de estimação possa absorver o cálcio e assimilar os nutrientes da sua alimentação.

Vitamina E

É altamente recomendado para cães mais velhos pela sua função antioxidante. Também ajuda o seu corpo a criar glóbulos vermelhos.

Vitamina K

É muito importante para o sistema circulatório do cão e melhora o seu sistema imunitário.

Como introduzi-los na sua alimentação de uma forma natural?

No mercado, existem muitas empresas que vendem complexos vitamínicos em comprimidos ou líquidos, o mais importante é olhar para a sua origem, ou seja, se são sintéticos ou naturais. Para garantir uma melhor assimilação, as vitaminas e minerais devem ser naturais. É por este motivo que recomendamos a utilização de ingredientes frescos e variados.

Praticamente todos os alimentos listados abaixo estão presentes na nossa gama de alimentos desidratados para cães, portanto, ao dar AltuDog, está a dar ao seu cão tudo o que ele precisa, de uma forma fácil e deliciosa:

Fígado e vísceras

Contém muitas vitaminas essenciais para o seu animal de estimação, tais como vitamina C, um grande número do grupo B e muita vitamina A. Também possui muitos minerais importantes para o cão, tais como zinco, cobre, ferro e cálcio. Embora um excesso deste alimento possa causar diarreia, por isso é aconselhável dá-lo em pequenas quantidades com os seus alimentos habituais ou, como normalmente gostam do seu sabor, usá-lo como recompensa. Tal como o fígado, as vísceras são geralmente uma boa fonte natural de vitaminas e minerais.

Peixes

Peixes como o salmão e a sardinha são ricos em vitaminas do grupo B, assim como em ferro e proteínas, o que irá dar ao seu cão uma grande quantidade de energia extra. Também contêm óleos gordos benéficos como o ómega 3 e 6, que ajudarão a melhorar a sua pele e o seu pelo. As sardinhas inteiras também são uma fonte natural de cálcio.

Frutas e legumes

Frutas, legumes e verduras, para além de uma grande quantidade de vitaminas e minerais fornecem:

✅ Prebióticos.

Carotenóides (antioxidantes importantes que protegem o seu cão do envelhecimento e da doença). Os carotenóides são encontrados em frutas e vegetais amarelos, laranja e vermelhos, tais como abóbora, cenoura, papaia e melão.

O licopeno é outro antioxidante poderoso que pode desempenhar um papel na prevenção e no abrandamento do cancro. O licopeno dá a muitos vegetais a sua cor vermelha e encontra-se nos tomates, cenouras, couve vermelha, melancia.

A luteína é outro antioxidante conhecido para proteger os olhos, a pele e o coração. Encontra-se em folhas verdes escuras e plantas amarelas, tais como couves, brócolos, laranjas e papaia.

Os flavonóides ou bioflavonóides têm propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e anti-cancerígenas. Em geral, quanto mais colorida for a comida vegetal, mais quantidade terá de bioflavonóides.

Mel

O mel fornece uma grande quantidade de vitaminas, incluindo as do grupo C e B, e de minerais como o potássio e o ferro. Também estimula o seu sistema imunitário, tornando-o mais forte contra as alergias e doenças.

Ovos

Os ovos são um excelente complemento à sua alimentação, pois têm proteínas de alta qualidade, minerais e vitaminas A, D e B12. A casca fornece cálcio e a membrana é uma fonte de glucosamina, condroitina e ácido hialurónico (para articulações saudáveis).

Cúrcuma

A cúrcuma tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, estimula a produção de bílis no fígado e também parece ter propriedades anticancerígenas em cães (por exemplo, a cúrcuma ajuda a prevenir o cancro da próstata).

O cardo de leite

É um bom protetor hepático e ajuda a reduzir a inflamação deste órgão. Também ajuda as células doentes do fígado a regenerarem-se. Além disso, o cardo de leite é um suplemento natural que combate o envelhecimento celular em cães porque é um antioxidante mais potente do que a própria vitamina E.

Vitaminas para filhotes

Quando um pequeno chega à família, é normal que se esteja um pouco perdido e não se saiba o que é melhor para ele. Com o tempo, aprenderá o que o seu cão precisa e quais são os seus gostos e aversões.

Porque, tal como as pessoas, nem todos os cães gostam da mesma comida, e por esta razão, é especialmente importante que os cachorros se habituem a comer uma alimentação variada que lhes forneça tudo o que precisam para serem saudáveis e felizes. Não hesite em visitar a nossa secção de comida natural para filhotes, onde encontrará uma vasta gama de embalagens de alimentos desidratados ricos em fontes de vitaminas.

Como pode imaginar, as vitaminas e minerais são ainda mais importantes quando o seu cão está a crescer. O seu animal de estimação vai precisar de alimentos que forneçam todo o tipo de nutrientes para que o seu organismo se possa desenvolver da melhor forma possível.

Os melhores suplementos alimentares para cães

Os suplementos para cães são um extra que enriquece a sua alimentação e é melhor optar por aqueles de origem natural. Eles estão presentes nos produtos que consumimos todos os dias.

Para além dos mencionados acima, existe uma série de suplementos que podem ser especialmente benéficos para o seu animal de estimação durante os seus primeiros meses de vida. Evite dar-lhes complexos multivitamínicos, eles podem obter tudo o que precisam com remédios naturais e uma alimentação saudável e equilibrada.

Levedura de cerveja

A levedura de cerveja é uma das melhores fontes naturais de complexo de vitamina B e, por isso, fornece ao animal uma vitalidade extra na pelagem, mantém a pele e as unhas saudáveis, favorece o sistema nervoso e fortalece o sistema imunitário. É também um aliado contra os parasitas, pois complementa a vitamina B1 e atua como repelente natural contra mosquitos, pulgas e carraças.

Vinagre de cidra de maçã

É um potente antibacteriano e irá proteger o seu cão de infeções urinárias e ajudará a combater problemas digestivos. É também muito útil para aliviar dores de gengivas ou feridas na boca, por isso pode ser um grande aliado quando o cachorro está a mudar de dentes.

Kefir e iogurte natural

Têm os mesmos efeitos que o leite nos seres humanos com a vantagem de não conter lactose, pelo que o seu cão não terá quaisquer problemas em digeri-lo. O maior benefício que fornece é a sua grande ação digestiva e o seu poder de regular a flora intestinal. Também ajuda a combater a diarreia e/ou obstipação, gastrite e problemas da vesícula.

 

Vitaminas para pelo de cão

O pelo é um dos principais indicadores da saúde do seu cão e aquele que é mais visível a olho nu. A falta de brilho ou, no pior dos casos, a queda de pelo é um sinal de aviso.

Além disso, certamente vai adorar ver o seu animal de estimação a brilhar quando vai dar um passeio. Já mencionámos alguns alimentos que contêm vitaminas para o pelo de cães, tais como levedura de cerveja ou sardinhas, mas iremos apontar alguns especificamente recomendados para esta função:

Azeite virgem extra

O azeite contém “boas” gorduras, vitaminas e é muito rico em antioxidantes. Entre os benefícios do azeite para cães estão promover uma melhor saúde geral, atrasar o envelhecimento do corpo e melhorar o sistema imunitário.

Óleo de prímula 

O óleo de prímula usado nos cães melhora e engrossa o pelo, torna-o mais brilhante, estimula o metabolismo da pele do cão e melhora os casos de caspa e prurido da pele do cão. Por todas estas razões, o óleo de prímula é um excelente suplemento alimentar natural para cães com problemas de caspa, pele e pelo.

Algas marinhas

As algas marinhas são ricas em minerais naturais e iodo. As algas marinhas usadas nos cães são boas para melhorar a qualidade do pelo e da pele do seu cão e também clarificam as cores do pelo.

Conclusão

Agora que conhece todos os benefícios que as vitaminas têm para a saúde do seu cão, encorajamo-lo a experimentar as nossas propostas de alimentos naturais. Em AltuDog pode encontrar tudo, desde receitas personalizadas, feitas à medida para o seu pequeno, até snacks e guloseimas saudáveis.

Não se esqueça de visitar a nossa loja online para ver todos os nossos produtos! São todos excelentes formas de fornecer ao seu amigo peludo as vitaminas e nutrientes de que ele necessita e, além disso, ele estará a lamber os seus lábios com prazer quando tomar AltuDog. Comprovado!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.